Um desejo antigo dos castilhenses agora se torna realidade. Na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, a prefeita Fátima Nascimento inaugurou oficialmente o Galpão de Reciclagem. Com isso, ela dá mais um importante passo para colocar em prática outro projeto de grande relevância para o Meio Ambiente local: a coleta seletiva.

Localizado na estrada Junqueira, anexo ao Canil Municipal, o galpão conta com 12 integrantes da associação dos catadores de recicláveis. Eles serão responsáveis pela triagem da coleta seletiva de Castilho. O grupo trabalhará em espécie de cooperativa e dividirá em partes iguais os lucros obtidos com as vendas dos materiais. A prefeitura, por sua vez, entrará com todo suporte necessário. Além de ceder o caminhão para auxiliá-los na coleta do lixo, contribuirá com uma ajuda de custo mensal, mais uma cesta básica.

Na solenidade de inauguração, Fátima falou do quanto este galpão será significativo na vida dos trabalhadores da associação, bem como de todos munícipes. Parabenizou o empenho de todos envolvidos e destacou que a coleta seletiva será um grande avanço. Felizes com o novo espaço para desenvolverem seus trabalhos, os membros da associação de recicláveis cantaram uma música gospel em homenagem à prefeita.
Estiveram presentes no evento os vereadores Daniel Batista de Oliveira e Flávio Nascimento. Ambos elogiaram a postura da prefeita pela coragem em colocar em prática o galpão. O comandante local da Polícia Militar, sargento De Souza, marcou presença juntamente com o soldado Alencar.

O secretário de Obras, João Bega Prado, e o diretor de meio ambiente, Fabiano Augusto Castilho Teno, explicaram como será o funcionamento do centro de reciclagem no dia a dia.
FUNCIONAMENTO – De acordo com Teno, Castilho produz em média de 8 a 10 toneladas de lixo por dia e, desse total, ao menos 3 toneladas são de recicláveis.
O novo espaço é contemplado com cozinha/refeitório, banheiros masculino e feminino, e ainda sala de almoxarifado. Para o trabalho do dia a dia, eles vão contar com uma esteira rolante para a triagem e uma máquina de prensa para condensar os volumosos materiais.
COLETA SELETIVA – A coleta inicia já na próxima semana e seguirá um cronograma montado pela equipe da Administração. Os moradores poderão colaborar ao separar em suas residências o lixo doméstico daquele que pode ser reciclado, tal como papel, vidro e alumínios. Assim, esse material separado será recolhido nos seguintes dias e bairros:
- SEGUNDA-FEIRA (Bairros Laranjeira / Caminho das Águas /Housoume);
- TERÇA-FEIRA (Centro – Entre a Avenida Samira Zhar até Avenida José Luciano Pereira);
- QUARTA-FEIRA (Bairro Leão I / Leão II / Musa Telles / Chequir Abbud);
- QUINTA-FEIRA (Alvorada / Olga Benário / Nelson Borges);
-
SEXTA-FEIRA (Jardim Nova York / Beira Rio / Jupiá (Vila dos Operadores).