close

Galpão de Reciclagem é inaugurado e Castilho ganha Coleta Seletiva

Galpão de Reciclagem é inaugurado e Castilho ganha Coleta Seletiva – DESTAQUE

Um desejo antigo dos castilhenses agora se torna realidade. Na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, a prefeita Fátima Nascimento inaugurou oficialmente o Galpão de Reciclagem. Com isso, ela dá mais um importante passo para colocar em prática outro projeto de grande relevância para o Meio Ambiente local: a coleta seletiva.

Galpão de Reciclagem é inaugurado e Castilho ganha Coleta Seletiva - INTERNA1

Localizado na estrada Junqueira, anexo ao Canil Municipal, o galpão conta com 12 integrantes da associação dos catadores de recicláveis. Eles serão responsáveis pela triagem da coleta seletiva de Castilho. O grupo trabalhará em espécie de cooperativa e dividirá em partes iguais os lucros obtidos com as vendas dos materiais. A prefeitura, por sua vez, entrará com todo suporte necessário. Além de ceder o caminhão para auxiliá-los na coleta do lixo, contribuirá com uma ajuda de custo mensal, mais uma cesta básica.

Galpão de Reciclagem é inaugurado e Castilho ganha Coleta Seletiva - INTERNA2

Na solenidade de inauguração, Fátima falou do quanto este galpão será significativo na vida dos trabalhadores da associação, bem como de todos munícipes. Parabenizou o empenho de todos envolvidos e destacou que a coleta seletiva será um grande avanço. Felizes com o novo espaço para desenvolverem seus trabalhos, os membros da associação de recicláveis cantaram uma música gospel em homenagem à prefeita.

Estiveram presentes no evento os vereadores Daniel Batista de Oliveira e Flávio Nascimento. Ambos elogiaram a postura da prefeita pela coragem em colocar em prática o galpão. O comandante local da Polícia Militar, sargento De Souza, marcou presença juntamente com o soldado Alencar.

Galpão de Reciclagem é inaugurado e Castilho ganha Coleta Seletiva - INTERNA3

O secretário de Obras, João Bega Prado, e o diretor de meio ambiente, Fabiano Augusto Castilho Teno, explicaram como será o funcionamento do centro de reciclagem no dia a dia.

FUNCIONAMENTO – De acordo com Teno, Castilho produz em média de 8 a 10 toneladas de lixo por dia e, desse total, ao menos 3 toneladas são de recicláveis.

O novo espaço é contemplado com cozinha/refeitório, banheiros masculino e feminino, e ainda sala de almoxarifado. Para o trabalho do dia a dia, eles vão contar com uma esteira rolante para a triagem e uma máquina de prensa para condensar os volumosos materiais.

COLETA SELETIVA – A coleta inicia já na próxima semana e seguirá um cronograma montado pela equipe da Administração. Os moradores poderão colaborar ao separar em suas residências o lixo doméstico daquele que pode ser reciclado, tal como papel, vidro e alumínios. Assim, esse material separado será recolhido nos seguintes dias e bairros:

  • SEGUNDA-FEIRA (Bairros Laranjeira / Caminho das Águas /Housoume);
  • TERÇA-FEIRA (Centro – Entre a Avenida Samira Zhar até Avenida José Luciano Pereira);
  • QUARTA-FEIRA (Bairro Leão I / Leão II / Musa Telles / Chequir Abbud);
  • QUINTA-FEIRA (Alvorada / Olga Benário / Nelson Borges);
  • SEXTA-FEIRA (Jardim Nova York / Beira Rio / Jupiá (Vila dos Operadores).

Lembrando que no comércio e nos supermercados há pontos fixos e serão recolhidos todos os dia.

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque