close

Castilho mobiliza quase 1/3 de seus habitantes no Dia do Desafio

thumbnail_Castilho mobiliza quase 1_3 de seus habitantes no Dia do Desafio – interna5 – Cópia

 

Participação massiva das escolas municipais e estaduais, juntamente com os organizadores da Semana do Brincar, foi a grande responsável pelo sucesso do evento

O “Dia do Desafio” é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físico-esportivas e ao combate de sedentarismo e de inatividade. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 29, com o lema “Quando você abraça o desafio, o bem-estar abraça você”. No Brasil, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc, com apoio das prefeituras municipais.

A competição mais saudável do Brasil propõe mobilizar a população para realizar pelo menos 15 minutos de atividade individual ou em grupo. Em Castilho, esta mobilização é organizada pela Prefeitura há quase duas décadas e apenas uma derrota foi contabilizada para o município até hoje. Pelo segundo ano consecutivo, o município de Cruzeiro do Sul (RS) foi o nosso desafiante. Esta mesma cidade será a rival castilhense em 2020, fechando um ciclo de três disputas, conforme as novas regras da competição que passaram a valer no ano passado.

De acordo com os números oficiais divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento de Esportes da Prefeitura, 6.264 castilhenses participaram das várias atividades desenvolvidas em todas as escolas e creches municipais e estaduais durante todo o dia e início da noite, respeitando o prazo de encerramento da disputa.

“A mobilização de diretores, professores, coordenadores e monitores nas redes municipal e estadual de ensino foram fundamentais para esta enorme participação dos castilhenses”, disse o coordenador do evento no município, Valério Sabino. Além destes, Valério destacou também a parceria firmada com os setores de Saúde, Assistência Social e Cultura que somaram forças no evento englobando o Dia do Desafio na Semana do Brincar. “A proposta foi muito bem recebida e deu ótimo resultado, movimentando pessoas de todas as idades durante as três horas deste projeto”, acrescentou.

Outras importantes contribuições para o sucesso do Dia do Desafio em Castilho foi a participação da Academia da Saúde que dedicou muito mais do que 15 minutos de atividades físicas para este projeto ao longo de todo o dia.

As escolinhas de base do futsal e do futebol de campo também tiveram participação ativa na programação, registrando cada momento com bastante animação. Além destes, servidores públicos lotados no Paço Municipal (Prefeitura) e membros de Centro de Convivência do Idoso também participaram das atividades programadas.

Com tanto esforço envolvido, Valério considera pouquíssimo provável que Cruzeiro do Sul possa superar os números atingidos por Castilho neste ano. “Nossa desafiante possui pouco mais de 12 mil habitantes, segundo o IBGE. Portanto, ela teria que mobilizar a metade de seus moradores no Dia do Desafio para conseguir superar os nossos números, o que eu considero praticamente impossível de acontecer”, finalizou o coordenador.

O resultado oficial da competição só será divulgado pelo Sesc no próximo dia 05 de junho. Até lá, fica a expectativa para saber se vencemos nossa adversária pelo segundo ano consecutivo.

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque