close

Castilho volta a enfrentar Cruzeiro do Sul nesta quarta, no Dia do Desafio

thumbnail_Castilho volta a enfrentar Cruzeiro do Sul nesta quarta, no Dia do Desafio – DESTAQUE

O “Dia do Desafio” acontece em várias cidades e países das Américas do Sul e Central nesta próxima quarta-feira, dia 29, com a proposta que cada cidadão participe de, pelo menos, 15 minutos de atividade física ao longo do dia.

Todos os eventos programados para alcançar esta meta são amplamente registrados pela equipe organizadora de cada município, que contabiliza os participantes e, ao final do dia, informa os resultados atingidos ao SESC que apura se o município venceu ou não o desafio contra a cidade adversária sorteada com base em número de habitantes, tamanho, etc.. A cidade desafiante pode ser tanto do país quanto do exterior. Mas desde o ano passado, uma nova regra introduzida manterá a disputa entre os mesmos municípios por três anos consecutivos.

Portanto, com pouco mais de 12.300 habitantes, a cidade gaúcha de Cruzeiro do Sul será a adversária de Castilho pelo segundo ano consecutivo no Dia do Desafio, segundo informou o servidor público Valério Sabino, que coordena o evento no município deste o ano passado.

Para repetir a vitória do ano passado e vencer mais uma disputa, a Administração promete mobilizar todo o funcionalismo público municipal, alunos e professores das redes públicas de ensino, os setores de Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social, entidades religiosas e a população em geral.

O leque da programação ainda não foi oficialmente divulgado, mas a programação já está somada às atividades programadas para a Semana do Brincar, que acontece no município entre os dias 28 e 31 de maio, das 09h ao meio dia, em vários bairros urbanos da cidade.

O resultado oficial da competição será divulgado logo no início de junho, mas Valério acha pouco provável que Castilho perca a disputa, o que só ocorreu uma vez ao longo de todo o histórico de participação do município no evento – que já ocorre há quase duas décadas.

 

O QUE É – Criado no Canadá na década de 80, o Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, que neste ano corresponde ao dia 29. O principal objetivo desta data é motivar a população na pratica de atividades físicas, não apenas para melhorar a saúde física, mas também a mental. É nesta data que todas as comunidades de diferentes cidades do Brasil e da América Latina se reúnem para disputar – de forma amistosa, competições e desafios que estimulam o corpo.

A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por, pelo menos, 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário. No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995.

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque