close

50% da população de Castilho consome água de forma consciente

thumbnail_Fechar a torneira.

Indicador aponta que 50% da cidade paga tarifa com base no consumo mínimo

A maior parte das pessoas tem dificuldade para entender como é composta a estrutura tarifária da fatura de água e esgoto e como os serviços são cobrados, principalmente quando o valor aumenta de um mês para outro.

Primeiramente, é preciso compreender que a tarifa é composta por despesas resultantes da operação e manutenção do sistema de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotamento sanitário como energia elétrica, folha de pagamento, produtos químicos, além de seguir rigorosamente as regras previstas no Contrato de Concessão assinado entre a Águas Castilho e a Prefeitura de Castilho.  Sobre a forma de cobrança, a fórmula é simples: quanto maior o consumo, maior o valor da fatura.

Com base no volume utilizado mensalmente por cada usuário, a concessionária realiza todos os meses um estudo, conhecido como Histograma de Consumo, que identifica o consumo de água da população. Os últimos relatórios mostram que os moradores dos bairros Nova Alvorada e Centro são os que mais utilizam água. As pessoas instaladas nos bairros Nova Esperança, Olga Benário e CDHU se enquadram no índice de menor consumo. Do total, 50% da população paga a fatura na categoria consumo mínimo de até 10 metros cúbicos por mês, sendo o valor fixo de R$ 47,28.

 

DICAS PARA CONSUMO CONSCIENTE

·         Não tome banhos demorados e, ao se ensaboar, feche o chuveiro.

·         Desligue a torneira ao escovar os dentes.

·         Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.

·         Evite lavar o carro. Caso o faça, não lave com mangueira. Opte por baldes com água e pano.

·         Acione a válvula da descarga somente quando necessário e evite jogar objetos como papel dentro do vaso porque, além provocar entupimento, necessitam de mais água para escoar.

·         Não lavar a calçada com a mangueira.

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque