close

Equipes de Saúde da Família e Odontologia orientam alunos sobre importância da escovação

768a718f-0735-431f-a3c8-32335299ccb9

Afinal de contas, qual é a forma correta de escovar os dentes e manter a boca sadia? Em Castilho, as crianças da rede municipal de Ensino aprendem isso logo cedo, graças ao trabalho conjunto desenvolvido nas escolas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família e do Centro Odontológico Municipal.

O programa castilhense de “Saúde na Escola” inclui palestras, atividades lúdicas e práticas sobre este e outros assuntos importantes. Esta semana, por exemplo, a equipe da ESF comandada pela enfermeira Lara Trindade Carvalho foi até a EMEIEF “Professora Maria Dauria Silva Oliveira”, localizada no Projeto Jupiá para realizar este importante trabalho de orientação em higiene bucal, “evidenciação” de placa e escovação supervisionada.

A equipe foi acompanhada pela Auxiliar de Consultório Dentário Maribel Navarro, que deu um verdadeiro show para a garotada, que acompanhou detalhadamente cada orientação dada por ela dentro das salas de aula. Terminado o “treinamento técnico” dos pequenos, as equipes de ESF e Odontologia levaram os pequenos para mostrar – na prática, aquilo que aprenderam, realizando a escovação supervisionada.

“Este trabalho recebe todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação que acolhe calorosamente os profissionais de Saúde das equipes ESF e Odontologia. Ele é realizado em toda a rede municipal de ensino e é o principal responsável pela sensível redução da presença das crianças e jovens no Centro Odontológico”, afirma a secretária de Saúde, Janini Nascimento.

Nesta próxima semana, será a vez da Creche “Criança Feliz” receber a equipe da enfermeira Ariana Costa (ESF IV) enquanto a EMEI “Professora Rosemira America Cardoso Pereira Ferreira” será orientada pela equipe da enfermeira Luceli Abrão, ambas acompanhadas de Auxiliares de Consultório Dentário. As duas unidades de ensino estão localizadas no bairro Laranjeiras.

LEGENDA: Trabalho de Orientação é realizado em parceria pelas Secretarias de Educação e Saúde, utilizando as equipes do Programa Estratégia Saúde da Família e do Centro Odontológico
FOTOS: Divulgação

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque