close

Ailton pede à Prefeitura que aumente quantidade de caçambas

thumbnail_Ailton pede à Prefeitura que aumente quantidade de caçambas – DESTAQUE

Esta semana o vereador Ailton Pereira de Souza (PV) encaminhou um Requerimento à Prefeitura solicitando que a mesma estude a possibilidade de ampliar novamente a quantidade de caçambas disponíveis para atender aos munícipes.

Desde a criação do serviço em 2013, a Prefeitura realizou pelo menos três compras distintas de caçambas. Sem conseguir contato com o Secretário de Obras do Município até o fechamento desta edição, a reportagem do Jornal PORTAL DE NOTÍCIAS conseguiu apurar que se nenhuma nova aquisição foi realizada desde junho de 2015, a Administração conta atualmente com 60 caçambas e três poliguindastes. Apesar do número aparentemente alto, Ailton afirma que a quantidade de novas moradias no município e o visível aumento da população torna o número de caçambas insuficiente para atender a demanda.

Outro problema é que, atualmente, pelo menos um terço destas são mantidas pelo Setor de Obras em pontos fixos estratégicos, como bairros ribeirinhos de grande visitação por turistas e pescadores, algumas áreas rurais e localidades onde é preciso haver intervenção da municipalidade para impedir o depósito irregular de entulho e lixo.

COMO FUNCIONA – A chamada “Lei da Caçamba” (Lei Municipal nº 2326) foi aprovada em agosto de 2013 com o objetivo de regulamentar o despejo de entulho de construções e reformas, limpeza dos quintais e demais materiais não coletados pelo serviço de limpeza urbana.

Desde sua implantação, os munícipes foram orientados a requerer uma caçamba junto ao Departamento de Obras da Prefeitura antes que fosse iniciada a retirada de entulho de sua residência. Pelo serviço, o cidadão recolhe uma taxa considerada simbólica (R$ 10,93) em comparação ao mesmo serviço disponível nas demais cidades da região (onde o custo pode chegar a R$ 90,00). Depois de recolhida a taxa, dirige-se ao Almoxarifado para agendar a entrega da caçamba que possui capacidade de carga para 3 metros cúbicos de entulho.

Uma opção pra economizar idas e vindas ao Paço Municipal é o morador recolher na Tesouraria da Prefeitura uma quantia maior de caçambas do que vai utilizar de uma vez e programar a entrega das mesmas de acordo com a disponibilidade.

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque