close

Vacinação contra Gripe já imunizou 46% do público-alvo castilhense

Vacinação contra Gripe já imunizou 46 do público-alvo castilhense – INTERNA1

 

Meta da Campanha Nacional que termina no dia 1º de junho é vacinar 90% destas pessoas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza iniciada no último dia 23 de abril já imunizou 46% de seu público-alvo no município de Castilho, segundo dados divulgados na manhã desta segunda-feira (14) pela enfermeira Adriana M. L. Rossini, do Centro Integrado de Saúde.

A meta local da campanha é imunizar pelo menos 90% de uma população que reúne idosos a partir de 60 anos, todos os trabalhadores da área de Saúde, povos indígenas, crianças que tiverem entre 06 meses e menores de 05 anos, gestantes e puérperas (que ganharam bebê até 45 dias atrás), além das pessoas com doenças crônicas (como o diabetes, doença renal crônica, respiratório grave e cardiopatas, por exemplo), todos os professores das redes pública e privada, pessoas privadas de liberdade e jovens com idades entre 12 e 21 anos que estejam sob medida sócio-educativa.

Em entrevista ao GRUPO PORTAL, Adriana reforçou a importância dos pais levarem as crianças menores de 05 anos para vacinar e a necessidade dos portadores de doenças crônicas levarem consigo uma indicação médica para receber a dose da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde castilhense está seguindo as etapas adotadas oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo com base nas diretrizes do Ministério da Saúde.

O grande contingente de trabalhadores da Saúde mobilizados pela Prefeitura neste sábado, 12 de maio, para o “Dia D” da Campanha Nacional, tornou o atendimento tranquilo e rápido durante todo o dia, impossibilitando a formação de filas de espera. “Ainda assim, sabemos que muitos não foram imunizados e pedimos que compareçam o mais rapidamente possível ao Centro Integrado de Saúde para tomar a dose da vacina, que é gratuita e não dói”, reforça a secretária de Saúde, Janini Nascimento.

Além da vacinação, no “Dia D” os interessados também puderam aproveitar a ida ao CIS para passar pelos dentistas e receber informações de combate ao câncer bucal e ainda sair de lá com um botão de rosas oferecido pela Administração em comemoração ao Dia das Mães.

thumbnail_Vacinação contra Gripe já imunizou 46 do público-alvo castilhense - DESTAQUE

SOBRE A VACINA – De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam por todo o Hemisfério Sul do Planeta no ano passado, incluindo o H1N1 e o H3N2.

“Além destes dois vírus amplamente divulgados, temos também o B Phuket, que circulou no inverno dos Estados Unidos. A vacina distribuída pelo Ministério da Saúde é

modificada anualmente para conferir proteção contra a gripe conforme os vírus circulantes. É por isso que destacamos a importância destes grupos serem vacinados TODOS os anos”, enfatiza Adriana.

No Dia D da campanha, 65 mil postos de vacinação estiveram abertos em todo o país, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, reunindo um contingente de 240 pessoas. O aparato nacional incluiu, ainda, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Vacinação contra Gripe já imunizou 46 do público-alvo castilhense - INTERNA5
Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque