close

Castilho sediou o 2º Encontro Regional da Agricultura Familiar do Sintraf

IMG_0016

CASTILHO – Na sexta-feira e sábado (04 e 05/05), o Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Andradina e região) promoveu o 2º Encontro Regional da Agricultura Familiar no Centro Cultural de Castilho.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente do Sintraf, William Marciano Moro, da prefeita de Castilho, Fátima Nascimento, do superintendente do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Estado de São Paulo, Edson Fernandes, do vereador Daniel Batista de Oliveira (representando o legislativo castilhense), do vereador andradinense e diretor do Sintraf, Joaquim Justino da Silva – Joaquinzão (representando o legislativo andradinense) e do vice-prefeito de Castilho, Espedito Leite.

Anfitriã do evento, a prefeita Fátima Nascimento relatou a importância da agricultura familiar, em especial da reforma agrária para o município de Castilho – “mais de trinta por cento de nossa população vive na área rural do município. É uma importante cadeia produtiva de Castilho, principalmente na produção de gêneros alimentícios, gerando empregos e fomentando a economia do município e nós como prefeita do município estamos buscando incentivar as produções já existentes no meio rural, mas também implementarmos novos sistemas de produção por meio da nossa Secretaria de Agricultura, como forma de diversificar a produção e abrir novos horizontes de perspectivas na geração de renda destas famílias” – relatou a prefeita Fátima Nascimento, que também agradeceu o Sintraf e o INCRA pelas parcerias em andamento com o município.

IMG_0013 2

De acordo com o presidente do Sintraf, o objetivo do encontro e debater políticas públicas para a agricultura familiar, levando o conhecimento técnico dos palestrantes, além de anunciar algumas iniciativas bem sucedidas que estão em curso em toda região, principalmente em parceria com a Superintendência Regional do INCRA em São Paulo, Prefeituras e Câmaras municipais – “temos várias linhas de atuações que estão dando certo nestas parcerias. São medidas que vão desde a produção, melhorando as técnicas produtivas, projetos alternativos de inclusão social por meio da reforma agrária e transformar a realidade dos agricultores familiares, como a melhoria no abastecimento, nas instalações dos assentamentos, diversificar o sistema produtivo e comercial, buscando transformar para melhor a vida, dignidade e renda dos agricultores familiares, inserindo os acampados em sua busca pelo acesso a terra, vindo a se concretizar. Quero agradecer a prefeita Fátima Nascimento por ter nos dado total apoio para a realização do evento em Castilho, abrindo as portas da Prefeitura para discussão de melhorias para as comunidades rurais do município e também ao meu amigo pessoal Edson Fernandes, que assumiu a superintendência do INCRA e já tem realizado diversas transformações na vida dos assentados e acampados, isso em tão curto espaço de tempo do início de sua gestão até agora, dando continuidade e avançando nos trabalhos iniciados pelo ex-superintendente Alexandre Pereira” – explicou William Moro.

2º Encontro Regional da Agricultura Familiar do Sintraf

Os vereadores castilhenses, Tião Japonês, Flávio Nascimento, Waguinho, Itamar, também prestigiaram o evento, assim como o advogado Álvaro Gomes Neto (representando a Acrimesp), o engenheiro agrônomo do INCRA, Ailton Sadao Moryama, o professor da ETEC

“Sebastiana Augusta de Moraes”, Lauro Kenji Komuro, o secretário de Agricultura de Castilho, Carlinhos da algodoeira, a secretária de Saúde de Castilho, Janini Nascimento, de Cultura Luciane Claudino, além dos diretores do Sintraf, Renato Sérgio, Rogério Jovino, coordenadores de acampamentos e assentamentos e diretores de cooperativas e associações da região.

INVESTIMENTOS

O superintendente do INCRA Edson Fernandes, anunciou algumas medidas produtivas para a região. A autarquia federal irá iniciar a seleção das famílias pré-assentadas nas fazendas Oba (Mirandópolis), São Raphael (Lavínia) e Santa Terezinha (Nova Independência).

Já para os assentamentos o INCRA irá praticamente eliminar a deficiência de água nos assentamentos do estado – “iremos perfurar oitenta poços até o final do ano, pois é lamentável que famílias assentadas, algumas delas a mais de dez anos não tenham acesso a água. No mês passado, perfuramos três poços no município de Itapura, sendo um em cada assentamento e hoje estaremos atendendo o pedido da prefeita Fátima e do presidente do Sintraf William e estaremos autorizando a perfuração de um poço no assentamento Pendengo em Castilho já na próxima semana. Também estaremos iniciando a seleção das famílias que serão assentadas pelo INCRA nas fazendas Oba, São Raphael e Santa Terezinha. Queremos em primeira mão anunciar que estamos próximos de resolver o problema das famílias que estão ocupando uma área de propriedade da Tijoá entre Andradina e Pereira Barreto. A concessionária Tijoá pediu uma reunião conosco e a área deverá ser passada para o INCRA e poderemos assentar aquelas famílias que estão lutando por mais de duas décadas por um pedaço de terra. Como dissemos em nossas primeiras visitas na região, nós estamos à frente do INCRA para resolver os problemas, para ajudar as famílias e levar dignidade para a reforma agrária, não por meio de palavras, mas por ações e é justamente esse o nosso compromisso, de transformar a vida das pessoas para melhor” – anunciou Edson Fernandes, sendo ovacionado pelas quase 400 pessoas do encontro regional, que lotaram o recinto do evento.

PALESTRAS

Foram realizados o ciclo de palestras para a reforma agrária e agricultura familiar durante o evento, com profissionais do mais alto gabarito. Na sexta-feira, os palestrantes do evento foram os professores Paulo Fioravante Giareta (UFMS) e Antônio Benedito Angelo (ex-consultor da ONU). Já no sábado a palestra foi ministrada pelo professor dr. Leandro Barradas Pereira (FEA/FISMA).

O 2º Encontro Regional da Agricultura Familiar foi realizado pelo Sintraf em parceria com o Governo Federal, INCRA, Casa Civil, Prefeitura de Castilho e Câmara de Castilho.

José Carlos Bossolan

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque