close

Semana de combate a Doenças Renais pode entrar para o calendário da Saúde

Imagem Ilustrativa

Pouca gente sabe, mas desde 2013, Castilho possui uma Lei Municipal que determina que a Secretaria de Saúde dedique uma semana inteira do ano ao desenvolvimento de campanhas preventivas e a realização de exames para diagnosticar doenças renais. A Lei foi criada pelo vereador Wagner de Souza Oliveira (Waguinho, PV) mas desde então pouco se fala sobre o assunto.

Ressaltando a importância do tema, o autor da proposta voltou a cobrar que a Prefeitura realize a campanha municipal neste e nos próximos anos. “A Sociedade Brasileira de Nefrologia afirma que o rápido crescimento da Doença Renal crônica no Brasil e no Mundo justifica a necessidade de intensificar campanhas preventivas”, defende o parlamentar.

Neste cenário, a hipertensão e o diabetes figuram como os principais fatores desencadeadores de lesões nos rins. Mas Waguinho vai além. Segundo ele, a falta de uma dieta equilibrada, ausência de atividades físicas e vícios como o cigarro contribuem sistematicamente para o desenvolvimento da doença.

Apesar disso, a doença é facilmente diagnosticada: “um exame simples de urina e pela dosagem de creatina no sangue é possível diagnosticar o problema e combatê-lo”, afirma o autor da Lei Municipal nº 2.367/13.

A cobrança de Waguinho quanto ao cumprimento da Lei foi encaminhada esta semana à Prefeitura e uma resposta deve ser divulgada nos próximos 15 dias.

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque