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Giovany: Por que a obra de Revitalização do Complexo Ferroviário parece parada?

Giovany – Por que a obra de Revitalização do Complexo Ferroviário parece parada

É para esta pergunta simples e que eventualmente ocorre a todos os castilhenses que transitam nas proximidades da Estação Ferroviária de Castilho que o vereador Giovany Vicente da Silva (PRB) está pedindo respostas.

 

Um Requerimento enviado por ele à Prefeitura nesta semana questiona se a empresa está cumprindo corretamente o contrato e, caso contrário, se a mesma já foi notificada pela Administração. Ele também quer saber quando a obra será integralmente entregue à população.

 

Iniciada em novembro de 2016, a completa execução do projeto foi dividida em quatro etapas, sendo a inicial a mais delicada e a que consumiria mais tempo. A segunda fase é a construção da feira (dois barracões e palco para shows). As duas etapas finais incluem pavimentação, instalação de gradil protetor, parte ornamental e paisagismo, bem como a finalização das áreas de lazer.

 

A previsão inicial era de que toda a obra fosse finalizada e entregue à população num prazo de 18 meses. Deste total, já se passaram cerca de 16 meses e a obra está longe de ser concluída, apesar do projeto ser fiscalizado pelos MPs Federal e Estadual. A atenção da Justiça à obra é facilmente justificada: Orçada em exatos R$ 1.536.178,30, apenas R$ 135.170,47 deste montante sairão dos recursos próprios da Prefeitura. Toda a verba restante será paga com recursos provenientes de um do Acordo Judicial histórico firmado entre os MPs Federal e Estadual e a CESP.

Giovany - Por que a obra de Revitalização do Complexo Ferroviário parece parada - FOTO02

NOTIFICAÇÕES – Passados apenas três meses do início da atual gestão, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que todos os valores devidos à empresa do início da obra até aquela data haviam sido pagos e que a mesma já havia sido notificada duas vezes para retomar o projeto. Caso a advertência da Prefeitura não fosse atendida pela construtora Roberto Jorge Garcia E.P.P., empresa sediada em Palmeiras do Oeste, a Administração romperia o contrato e adotaria as medidas legais para ser indenizada.

 

Desde então as obras ganharam um novo, mas ainda assim, insignificante impulso e é pouco provável que já tenha alcançado 50% de seu cronograma total.

 

O PROJETO – A proposta da revitalização é devolver à comunidade um de seus principais patrimônios histórico-cultural. A destinação final do conjunto arquitetônico-social será decidida pela prefeita Fátima Nascimento (DEM).

 

A parte técnica da revitalização tem o objetivo de retornar o prédio ao seu formato original, que não incluía alambrado e nem cobertura de zinco na plataforma de embarque e desembarque de passageiros e cargas; não possuía os dois banheiros construídos pelo inativo Lions Club de Castilho, bem como a bilheteria externa ao prédio, além de anexos construídos ao longo do tempo na casa comumente ocupada pela família do gerente da Estação. A restauração também será aplicada às duas Casas dos Ferroviários, cujos anexos ao projeto inicial já foram destruídos.

 

NOVOS ARES – A inovação no projeto ficou por conta da construção da Feira do Pequeno Produtor com galpões, banheiros, praça de alimentação, grades protetoras e até mesmo palco para shows, além de uma área de lazer com academias ao ar livre e passeios.

 

Semana passada, funcionários da empresa trabalhavam na pintura e telhado do prédio da estação, enquanto a parte da feira permanece parada. Enormes postes de iluminação pública também foram instalados ao longo do complexo, mas a parte ornamental e do paisagismo evoluiu muito pouco, o que pode impossibilitar melhor arborização do local.

 

Tão logo receba as informações solicitadas, o vereador Giovany deverá torná-las públicas e até mesmo cobrar maior rigor da Administração no cumprimento do contrato assinado com o Município, conforme suas atribuições de fiscal do povo junto ao Poder Público.

Giovany - Por que a obra de Revitalização do Complexo Ferroviário parece parada - FOTO01
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