close

UBS Laranjeiras fará prevenção contra hanseníase no “Mauro Roberto”

thumbnail_CAARTILHA PREVENCAO (1)

 

CASTILHO – Uma parceira entre UBS Laranjeiras e Secretaria Municipal de Educação vai proporcionar a dezenas de alunos da escola Mauro Roberto uma saúde de qualidade. Na próxima segunda-feira, dia 05, haverá uma ação preventiva para detectar e cuidar de pacientes com hanseníase.

Os agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família que atuam na UBS do bairro Laranjeiras com a enfermeira Sandra Marques vão permanecer o dia todo na escola, das 7h30 da manhã até as 16h. Além da hanseníase, os agentes de saúde vão investigar também casos de tracoma.

Os profissionais vão observar sinais e sintomas das doenças. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde espera aumentar o diagnóstico precoce e identificar alunos em que a hanseníase e tracoma ainda persistem. Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento.

Diante de um diagnóstico positivo de hanseníase, será possível descobrir se há outros casos na família ou comunidade, evitando a transmissão da doença. A hanseníase tem cura e a transmissão é interrompida já no início do tratamento.

“Através da parceria Educação e Saúde conseguimos atingir um público muito maior em um curto espaço de tempo. Além que cada ação gera às crianças o ensino da importância da prevenção e com isso eles aprendem e passam a entender desde cedo que saúde se faz com prevenção”, avaliou a Secretária de Saúde, Janini Nascimento.

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque