close

Castilho participa do XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental

ENCONTRO AMBIENTAL (3)

CASTILHO – O engenheiro agrônomo Fabiano Augusto Teno, responsável pelo setor de Meio Ambiente, representou Castilho no evento entre os dias 16 e 18 de outubro. O XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos foi realizado em São José do Rio Preto. Na ocasião foram discutidas soluções para problemas hídricos com a participação dos cidadãos e organizações da sociedade civil. Os resultados serão levados ao 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre em março de 2018, em Brasília.

Participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês), Benedito Braga, o diretor-executivo do 8º Fórum, Ricardo Andrade, e Lupércio Antônio Ziroldo, presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob) e presidente da Comissão do Fórum Cidadão. Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, também esteve presente.

O encontro reúne representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas de toda a Região Sudeste brasileira, composta, além de São Paulo, por comitês de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. São abordados temas como a gestão integrada dos recursos hídricos, saneamento básico, adaptação às mudanças climáticas e seus reflexos na gestão das águas, a importância da educação ambiental, a tecnologia social da água e o engajamento da sociedade civil.

Na segunda-feira (16), a pauta do encontro incluiu Rodas de Diálogos a respeito do Plano de Recursos Hídricos, da cobrança pelo uso da água e do enquadramento de cursos d’água. Também haverá debates envolvendo a conservação e a gestão hídrica, além da ação cidadã para proteção dos aquíferos.

Nesta terça-feira (17), o público pôde conferir apresentações temáticas voltadas para a participação dos cidadãos. Estarão em pauta o acesso à informação em portais de recursos hídricos, educação ambiental, outorga eletrônica, entre outros. Na quarta-feira (18), último dia do evento, será realizado um diálogo em grupo no intuito de reunir contribuições e mobilizar a participação dos Comitês de Bacia para o 8º Fórum Mundial da Água.

FÓRUM MUNDIAL – O 8º Fórum Mundial da Água, que acontece entre 18 e 23 de março, em Brasília, deve reunir cerca de 40 mil pessoas, de mais 150 países, para debater o tema da gestão da água no mundo. O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA) e pelo Governo de Brasília, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque