close

Desfile Cívico será o ponto alto da celebração do aniversário de Castilho no sábado

Foto: Arquivo/ Marco Apolinário

 

Resgatando antiga tradição, Fátima reforça aposta em eventos que reúnem famílias inteiras nos festejos do Município

 

A partir das 09h da manhã deste sábado (dia 12), Castilho volta a escrever mais um capítulo na história de suas tradições mais bonitas. O resgate do Desfile Cívico em homenagem ao aniversário de emancipação político-administrativa do Município, contará com a participação das escolas, bandas marciais regionais, apresentações culturais e também do Exército Brasileiro, numa organizada representação de temas que contam parte da rica história do município.

A missão de organizar estas apresentações ficou à cargo da Secretaria de Educação e dos Departamentos de Esporte e Cultura. Cidades vizinhas também foram convidadas para se apresentar na cerimônia, que tradicionalmente reúne chefes do Executivo, Legislativo, autoridades militares e eclesiásticas.

O QUÊ TE ESPERA – A celebração começará com o desfile de carros oficiais do próprio Município, além de viaturas e efetivos das polícias Militar, Ambiental e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Municipal de Combate a Incêndios.

Prefeitura  resgata tradição registrada pela última vez há 17 anos
Prefeitura resgata tradição registrada pela última vez há 17 anos

Logo em seguida, uma das Bandas Marciais de Mirandópolis saudará os castilhenses com suas evoluções. Atrás deles, um verdadeiro batalhão estudantil portando faixas que homenageiam o Município e o saudoso ex-prefeito José Miguel do Nascimento (tema central do desfile) ganharão a Avenida Presidente Vargas, saindo do CIEC em direção à rua Osório Junqueira, onde se apresentam diante do grande público e autoridades locais e regionais. E este é apenas o primeiro bloco das atrações planejadas.

Os cinco blocos seguintes terão temas específicos, resgatando os pontos altos da cultura do Município. “Nossos Rios” destacará a farta riqueza hídrica dos rios Tietê, Paraná e Aguapeí que banham o município. O bloco “Fauna e Flora” destacará os animais e árvores de nossa região. “Açúcar e Álcool” representa toda a mudança que a usina sucroalcooleira trouxe para o município, gerando empregos e abastecendo o comércio. O quarto bloco destacará a importância da “Energia Elétrica” – e consequentemente de Jupiá, para o desenvolvimento socioeconômico do Município. Finalizando esta etapa do desfile, Castilho homenageia o futuro com o tema: “Nossa Maior Riqueza – Nossas Crianças”, revelando as expectativas de toda a população em relação ao progresso contínuo do município.

A etapa seguinte reserva uma miscelânea cultural bastante animada, começando com os desfiles do grupo de alunos do Projeto Renascer e dos alunos de dança comandados pela professora Denizy Barsante. Depois será a vez da fabulosa Banda Marcial treslagoense

“Cristo Redentor” saudar Castilho, seus moradores e convidados. As duas alas seguintes homenageiam o saudoso ex-prefeito José Miguel do Nascimento e a Agricultura, respectivamente.

Mirandópolis volta ao trajeto com uma nova homenagem. Desta vez será a vez da Banda Marcial do município presentear Castilho com um espetáculo de percussão que deve sacudir a plateia. Alas da Terceira Idade e do Projeto Guri ganham a atenção em seguida.

A prefeita Thauane Duarte, de Nova Independência, também saudará Castilho por mais um aniversário através da Banda Marcial de seu município. A seguir, desfilam alunos das oficinas culturais castilhenses de Teclado e Violino. Com 20 membros, o Rotary Club desfilará banners saudando autoridades e o município pela data, seguidos pela fabulosa Orquestra de Violeiros de Castilho.

Entrando em sua etapa final, o Departamento de Esportes da Prefeitura desfilará com 20 atletas medalhistas na Copa Mercosul realizada no mês passado com cerca de 650 atletas do Brasil, Paraguai e Chile, além de 10 representantes do futebol de salão.

20793308_1457263891028600_912754764_nOs dois pontos mais emocionantes do desfile foram reservados para o final, quando 50 homens fardados do Tiro de Guerra ganham a passarela para demonstrar a importância de Castilho no cenário da defesa militar de nosso país.

Por fim, será a vez da BAMAC – Banda Marcial de Castilho, embalar o público com seu repertório inconfundível, animado, evoluções de suas Balizas e Mor e do novo uniforme de gala.

“BENÊ” BRAGA – Nesse mesmo dia, por volta das 17h, haverá a maratona de rua que homenageará um dos maiores incentivadores do atletismo na cidade. Benedito José Braga, popular Benê, participou de várias maratonas, inclusive da São Silvestre, sempre levando o nome de Castilho. Hoje, com a saúde debilitada, o ex-atleta não corre mais. Porém, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que Benê confirmou que prestigiará o evento com sua presença.

A maratona será de 6km pelas principais ruas e avenidas da cidade. Os participantes receberão medalhas e os três primeiros de cada categoria ganharão troféus.

Marco Apolinário – Grupo Portal

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque