close

Novembro Azul tem balanço positivo e homens que perderam ainda podem ir ao CIS

15319483_1173016616139469_218864317_n

A Campanha Saúde do Homem ou Novembro Azul como ficou nacionalmente conhecida, terminou em Castilho no último dia 25 de novembro, após 05 dias de intensas atividades no Centro Integrado de Saúde – CIS.

De acordo com relatório encaminhado pelas enfermeiras Andréa Panhoti Ribeiro, Lara Trindade de Carvalho, Marcela Tavares de Souza e o enfermeiro Alceu Amorim, neste período 680 homens foram atendidos, 704 foram investigados para tuberculose e hanseníase, foram realizadas 112 coletas de exame de escarro – BAAR. Em 101 pacientes foram encontradas manchas no corpo que serão avaliadas posteriormente pelo dermatologista (por suspeita de hanseníase). Os números vão além, conforme o relatório: 472 homens realizaram os testes rápidos para HIV, hepatites B e C e Sífilis; 217 agendamentos de exames laboratoriais foram marcados e dos 113 fumantes declarados, 81 relatam ter vontade de parar de fumar.

Apesar dos números expressivos, ainda faltaram muitos homens passarem pelos exames. Portanto, se você ainda não foi ao CIS para realizar qualquer um destes exames, lembre-se que existe uma rotina de atendimento:

* os testes rápidos podem ser feitos de segunda à quinta-feira das 13h às 15h30. Importante frisar que para fazê-los, não é necessário estar em jejum. Mas você não pode esquecer de levar consigo o RG ou qualquer outro documento com foto e também o cartão azul do CIS.

* A sala de vacina funciona todos os dias das 8h às 16h sem intervalo para o almoço. Para conferir se você está em dia, é necessário levar consigo a carteira de vacinação e o cartão azul do CIS.

FIQUE POR DENTRO – Vale lembrar aos homens que estão acima do peso que neste próximo dia 07 (quarta-feira), acontecerá um encontro com os mesmos no auditório do CIS. O evento está agendado para as 13h30 e aqueles que aproveitaram a semana da Saúde do Homem para aferir a taxa de gordura já foram convidados a participar.

O Departamento de Saúde informou que os resultados dos exames serão entregues pelos Agentes Comunitários de Saúde e que os homens que não conseguiram participar da Semana da Saúde do Homem devem procurar seu ACS para maiores informações.

A diretora de Saúde – Suely Sotini e o próprio prefeito Joni Buzachero (PSDB) parabenizaram toda a equipe pelo empenho e excelentes resultados obtidos na campanha deste ano. “Sem eles, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos e demais funcionários do CIS, nada disso teria acontecido. Por isso, devemos a eles os nossos mais sinceros agradecimentos”, expressou Suely.

Assessoria de Comunicação do Executivo

Compartilhe no Whatsapp !
Tags : Destaque