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A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

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b_540_350_16777215_0___images_stories_noticias_castilho_2013_fev_caminhada.jpgNos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física.

Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que incluem maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.

Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:

- As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.

- Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.

- O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.

- A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.

Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

A PERGUNTA É O QUE VOCE FAZ PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE?

Se a sua resposta for nada, vamos juntos pensar em como poderemos reverter este quadro de inatividade em sua vida. A hora é esta. A partir de hoje estaremos publicando matérias relacionadas à atividade física para melhorar a sua qualidade de vida.

Então imagine você vir ao mundo abençoado por Deus com um corpo perfeito saudável sem enfermidades e ao longo de sua vida passaram-se 20, 30, 40,50 anos e você nunca praticou nenhuma atividade física, apenas estudou, trabalhou, constituiu família, aposentou-se e os problemas com a sua saúde começam a se manifestar, dores nas costas, dores em articulações do joelho do ombro dentre outras, Ah! Não devemos esquecer também dos problemas cardíacos como hipertensão arterial, colesterol e doenças correlatas como: triglicérides e diabetes que resultam em um mal que esta alarmando a população Mundial a “Obesidade” fruto da inatividade e de uma alimentação inadequada..

Com isto queremos esclarecer aos nossos leitores alguns conhecimentos básicos na área de atividade física para que possamos ajudar aquelas pessoas que desejam mudar o seu estilo de vida sedentário. Dentro do treinamento esportivo existem algumas capacidades físicas que precisam ser trabalhadas e caso isso não ocorra elas começam a declinar.São elas: Resistência, Força e Flexibilidade; capacidades estas que ao passar dos anos se não a treinamos elas começam a diminuir e aí poderá ocorrer os desconfortos com sua saúde. Sugerimos então que a partir de agora você caro leitor escolha uma atividade física para iniciar o seu programa de exercícios.

DICAS:

1-Vamos supor que você escolha “Caminhar” como a sua atividade, então deveremos começa-la quando possível após uma avaliação médica para saber se você esta apto a praticar esta atividade o especialista recomendado para avaliá-lo será um médico cardiologista.

2-Caso esteja apto você devera escolher um Tênis apropriado, geralmente com uma base no solado mais alta e leve para absorver possíveis impactos.

3-Em dias quentes use roupas mais leves evite tecidos como jeans e brim e não esqueça de tomar água.(nos dias frios pode-se usar agasalhos adequados).

4-Escolha um percurso plano para iniciar esta atividade, pois as subidas aumentam a intensidade do Caminhar.

5-Estipule um tempo razoável para iniciar de 20min a 30min sem se preocupar com a distancia percorrida no inicio.

6-Faça alongamentos antes de iniciar a atividade e ao terminar.

7-No inicio alterne os dias não se faz necessário dar o mesmo estimulo ao corpo todos os dias ou até mesmo em dois períodos.Exemplo: segunda/quarta/sexta ou terça/quinta/sábado.

A hora e esta MeXa-Se. Boas caminhadas e até a próxima.

 

Professor ToninhoProfessor Toninho....

Pós-Graduado em Treinamento desportivo....

 

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

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